Mesmo sem o brilho dos desfiles oficiais há mais de uma década, o carnaval de Santa Maria segue pulsando nos corações das comunidades que mantêm vivas as escolas de samba da cidade. No sábado (31), foi a vez da Unidos do Itaimbé abrir as portas de sua quadra de ensaios e transformar o espaço em palco de celebração para apresentar a corte que representará a escola no ciclo carnavalesco de 2026.
Centenas de pessoas se reuniram para prestigiar o evento da tradicional verde e rosa, que levantou o último troféu do carnaval de rua de Santa Maria, em 2015, e que neste ano completa 51 anos de história.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Entre aplausos, sorrisos e celulares erguidos para registrar cada momento, as rainhas, musas, reis e representantes da escola foram apresentados ao som marcante da bateria Pressão Número 1, que embalou a noite com o ritmo que é marca registrada do Itaimbé.

Mais de uma década sem desfilar na avenida
A apresentação da corte reforçou que, mesmo após 11 anos sem os desfiles oficiais na cidade, as agremiações seguem mobilizadas, promovendo eventos, fortalecendo suas comunidades e preservando a cultura carnavalesca santa-mariense.
Corte Coroada para 2026
A corte da Unidos do Itaimbé foi apresentada com representantes de diferentes gerações e segmentos da escola. As rainhas são: Rainha Mirim, Maria Antônia de Lima; Rainha Infantil, Antonella Mello; Rainha Juvenil, Maria Elisa Durigon; e Rainha Adulta, Tainara Machado. Na bateria, os destaques são a Rainha da Bateria Infantil, Maria Luiza Almeida, e a Rainha da Bateria Adulta, Giullia Ercolani.
Na harmonia, a escola será representada por Sofia Polletti, como Rainha da Harmonia Infantil, e Isadora Teixeira, como Rainha da Harmonia Adulta. Já no segmento de festas, integram a corte Analua Soares (Rainha de Festas Mirim), Valentinny Braga (Rainha de Festas Infantil) e Alice Polletti (Rainha de Festas Adulta).

O samba da verde e rosa terá como representantes Júlia Rospa (Rainha do Samba Infantil), Mikaela da Rosa (Rainha do Samba Juvenil) e Mariana Parcianello (Rainha do Samba Adulta). A Rainha da Melhor Idade será Maria Cecília da Silva, enquanto a Rainha da Diversidade será Isabelli Christino.
Entre os reis, Murilo Braga assume como Rei Mirim e Mathias Braga como Rei Juvenil. As musas da escola são: Antônia Gimenez (Musa da Escola Infantil) e Aline Audino (Musa da Escola Adulta). Na bateria, o título de Musa da Bateria Infantil ficou com Maria Antônia Rospa. Na harmonia, Elisa Ferreira é a Musa da Harmonia Infantil. Já no samba, os destaques são Ana Júlia Silveira (Musa do Samba Infantil) e Lilian Branco de Christo (Musa do Samba Adulta).

Completam a corte a Madrinha da Harmonia, Camila Volpatto; a Madrinha da Bateria, Ana Paula Martins; as Garotas Verde e Rosa, Antônia Medeiros (Infantil) e Kayany Padilha (Adulta); o Garoto Verde e Rosa Adulto, Deivison Sghirla; e a Boneca da Escola, Maria Antônia Pigatto.

Resistência
A apresentação da corte de 2026 se soma a outras mobilizações recentes das escolas de samba santa-marienses, mostrando que o carnaval da cidade continua em movimento